Glossário HGP 6ºAno

 

Portugal no século XVIII

Cristão-novo - Judeu convertido ao Cristianismo.

Inquisição - Tribunal eclesiástico introduzido em Portugal por D. João III para julgar todos os que defendiam ideias contrárias à Igreja Católica.

Monarquia Absoluta - Tipo de monarquia do século XVIII que atribuía ao rei um poder semelhante ao de Deus. Em Portugal o seu representante foi D. João V.

 

 

1820 e o Liberalismo

Constituição - Documento que reúne as leis fundamentais de um país, onde estão definidos os direitos e deveres dos cidadãos e a forma de organização política do Estado.

Cortes Constituintes - Cortes eleitas com um objectivo específico: elaborar uma Constituição.

Guerra Civil - Guerra onde se confrontam cidadãos do mesmo país.

Monarquia Liberal - (o mesmo que monarquia constitucional) Tipo de monarquia em que o poder do rei se submete a uma Constituição e é dividido com outros órgãos de soberania.

 

 

Portugal na segunda metade do século XIX

Baldio - Terreno que pertence à comunidade e que geralmente não é cultivado.

Crescimento da população - (ou crescimento populacional) Fenómeno de multiplicação da população em consequência do desenvolvimento, o que permite maior domínio da Natureza e das condições de subsistência, diminuindo a taxa de mortalidade.

Indústria - Actividade económica em que as pessoas se dedicam à transformação de matérias-primas em produtos para consumo e à exploração de recursos minerais e de fontes de energia.

Mobilidade - Transição de pessoas de um estrato social para outro.

Numeramento - Contagem do número de habitações (fogos) de um país ou cidade.

Operariado - Grupo social que se formou no século XIX, com o desenvolvimento da indústria. São trabalhadores da indústria que recebem um salário pelo seu trabalho.

Pousio - Período de tempo em que a terra não é cultivada, ficando em descanso para recuperar os minerais e nutrientes necessários para voltar a produzir.

Recenseamento - Contagem da população para conhecer o número de habitantes de um país ou cidade, registando-se igualmente o sexo, morada, profissão, estado civil e outras informações.

 

 

A 1ª República

Alfabetização - Ensino da leitura e da escrita.

Greve - Forma de protesto em que os trabalhadores param ou alteram o seu modo de trabalho para garantir os seus interesses.

Guerra Mundial - Guerra onde se confrontam diversos países, à escala mundial.

República - Regime político em que o representante máximo da Nação é um Presidente da República, eleito por um período de tempo limitado.

Sindicato - Associação de pessoas que exercem a mesma profissão e que tem por objectivo a defesa dos seus direitos e interesses.

 

O Estado Novo

Censura - Organismo ou actividade que consiste em examinar textos, notícias, livros, filmes, etc., de forma a que não sejam transmitidas certas ideias ou informações.

Ditadura - Regime político em que o poder é exercido por um indivíduo ou por um pequeno grupo, não admitindo qualquer oposição.

Guerra colonial - Conflito armado entre a metrópole e as suas colónias que lutavam pela independência.

Liberdade de expressão - Liberdade de exprimir opinião sobre qualquer assunto, político, social, religioso ou cultural.

Oposição política - Grupo ou grupos de pessoas que não concordam com o regime político que está no poder e, por isso, se opõem às suas ideias e decisões.

 

O 25 de Abril e o Regime Democrático

Democracia - Forma de governo em que os cidadãos escolhem, através do voto, os seus governantes. A democracia baseia-se na liberdade, na existência de vários partidos e de eleições livres.

Descolonização - Independência de uma ou mais colónias em relação ao país a que pertencia, ou seja, ao país colonizador (metrópole): a colónia liberta-se e passa a governar-se a si própria.

Direito de voto - Direito dos cidadãos que lhes permite, através do voto, participar na vida política.

Poder central - Conjunto de órgãos que exercem o seu poder a nível nacional: Presidente da República, Parlamento, Governo, Tribunais, ...

Poder local - Conjunto de órgãos de poder das autarquias que têm autonomia para resolver problemas locais: Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia.